Fone: (49) 999783198 Email: administrativo@ecopef.org.br

A ECOPEF

Quem somos

A Ecopef é uma associação, qualificada como organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com duração indeterminada, com sede e foro em Linha Sede Brum, zona rural, no município de Concórdia, estado de Santa Catarina, Brasil.
A sua missão é promover a preservação do meio ambiente em parceria com instituições públicas e privadas através de projetos de Sustentabilidade, Gestão de Bacias Hidrográficas e de Unidades de Conservação.
Constituída em 23 de janeiro de 2007, a Ecopef é atualmente composta por profissionais das áreas da Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Química de alimentos, Direito, Administração e Comunicação. Qualificada como OSCIP pelo Ministério da Justiça desde 24/07/2007, teve como principal objetivo da época a formalização da Cooperação Técnica com a Fundação do Meio Ambiente – FATMA para implementação e administração da Unidade de Conservação Parque Estadual Fritz Plaumann, concebido o direito em 06 de setembro de 2007 (DOSC n 18.316).
No decorrer do trabalho desenvolvido a Ecopef obteve conquistas significativas em diferentes áreas de interesse social e ambiental, atuando em parceria com diferentes instituições do setor público e privado, com destaque para alguns projetos reconhecidos através de premiações e publicações. Vencedora na 26ª edição do prêmio Fritz Muller, 6ª edição do Prêmio Brasil Ambiental na Categoria Florestas, publicações de artigos em diferentes simpósios e fóruns, autoria de capítulos de livros e recentemente vencedora na 24ª e 25ª edição do prêmio expressão de ecologia, nas categorias, restauração de áreas degradadas e conservação dos recursos naturais.
Atualmente possui um acordo de cooperação e uma parceria de mais de 12 anos com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina – IMA, a antiga FATMA, para gestão e execução dos programas de manejo do Parque Estadual Fritz Plaumann, Concórdia, Santa Catarina.
No ano de 2017 foi uma das entidades credenciadas através do edital de chamamento público lançado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS de Santa Catarina, sendo que em novembro de 2018 firmou Termo de Colaboração para prestação de serviços de suporte aos comitês de gerenciamento de bacia hidrográfica da região Oeste do Estado, envolvendo os Comitês do Rio das Antas – Peperiguaçu, do rio Chapecó – Irani, rio Jacutinga e Contíguos e rio do Peixe.